Como Comprar uma Casa Financiada pela Caixa

A instituição pratica juros abaixo do mercado. Saiba como comprar uma casa financiada pela Caixa.

A aquisição da casa própria é o sonho de grande parte das famílias brasileiras. A Caixa Econômica Federal, ao lado do Banco do Brasil, é a principal instituição de fomento de políticas públicas e responde por boa parte dos financiamentos imobiliários.

Publicidade



Para comprar uma casa financiada pela Caixa, é preciso ser cliente da instituição bancária (em conta corrente e de poupança) e realizar depósitos na aplicação por 12 meses consecutivos. O valor dos depósitos varia de acordo com a quantia que se quer obter com o empréstimo – a Caixa oferece um simulador de financiamento habitacional, que possibilita verificar, mesmo antes de abrir a conta, quanto será dispendido mensalmente antes de solicitar os valores necessários.

casa financiada caixa


Como Comprar uma Casa Financiada pela Caixa

Cumpridos estes requisitos, o interessado deve ir à agência em que é cliente, para avaliação de crédito do financiamento: é necessário ter “ficha limpa”, sem problemas com a SERASA e o SPC, apresentar comprovante de renda compatível com o valor solicitado (holerites, declaração de Imposto de Renda ou extratos bancários que demonstrem a regularidade dos valores recebidos) e escolher um imóvel elegível, isto é, com a documentação em ordem e em perfeitas condições de uso e moradia. Via de regra, a própria Caixa realiza a avaliação da casa nova.

Confira: Como Usar o Simulador Caixa – Empréstimo e Financiamento

Profissionais autônomos podem comprovar a renda mensal através de contratos de prestações de serviços, declarações de Imposto de Renda, declaração do sindicato da categoria, recibos de pagamentos por serviços prestados ou declaração comprobatória de recepção de rendimentos (DECORE), feita por um contabilista registrado.

Publicidade

É preciso lembrar que a Caixa não financia o valor total da casa nova, mas o percentual pode chegar a 90%. Seja como for, para aquisição de um imóvel de R$ 200 mil, é necessário ter disponibilidade imediata de R$ 20 mil, para a entrada do financiamento.


simulação caixa

Quem pode esperar para realizar o sonho da casa nova pode optar pelo Consórcio Imobiliário Caixa, que funciona como os demais consórcios: são formados grupos de investidores e, a cada assembleia mensal, um membro é sorteado para adquirir o imóvel.

Os participantes também podem dar lances, para acelerar a aquisição de sua carta de crédito. Mas é preciso cuidado: a partir do sorteio, o consórcio passa a funcionar como um financiamento comum, que exige todas as obrigações acima citadas.

Utilize: Simulador Habitação Caixa

financiar casa pela caixa econômica

Como Financiar uma Casa pela Caixa?

Comprar uma casa financiada pela Caixa apresenta vários atrativos. Em primeiro lugar, o valor das parcelas é decrescente, mesmo com o acréscimo de juros e o reajuste pela inflação, quando o comprador opta pelo SAC (Sistema de Amortização Constante).

Vale a pena ler:

O prazo para pagamento pode chegar a 420 meses (35 anos), o que permite que as parcelas sejam bem inferiores, se comparadas por financeiras de construtoras, por exemplo.

Durante o prazo de financiamento, o imóvel fica alienado. Isto significa que o tomador do empréstimo é proprietário da casa nova, mas não pode vendê-la nem transferi-la até a quitação total das parcelas. Em outras palavras, o imóvel fica hipotecado para a Caixa.

Vale lembrar que comprar uma casa financiada pela Caixa é sempre um projeto de longo prazo. Portanto, quem não pretende ocupar o imóvel no curto prazo pode pesquisar opções mais atraentes. Da mesma forma, quem está pensando em investir precisa procurar outras possibilidades no mercado financeiro.

Publicidade

Leia também: Quais os Juros de Financiamento Imobiliário Caixa


8 comentários em “Como Comprar uma Casa Financiada pela Caixa

  1. EU SOU FUNCIONÁRIA PUBLICA , GANHO DOIS MIL E QUATROCENTOS REAIS, E GOSTARIA DE COMPRAR UMA CASA NO VALOR DE SETENTA MIL. TEM COMO VOCÊS FINANCIAREM ESSE VALOR DE ACORDO COM MINHA RENDA?

  2. gostaria comprar uma casa maior,por que tenho ja uma casa mais é pequena vou vende-la para dar de entrada em outra casa..

  3. Eu gostaria de compra uma casa pela caixa , mas eu sou funcionaria publica ,cargo agente comunitária de saúde da cidade de Aurelino Leal BA. acho minha renda muito pouca ,para realizar meu sonho. vocês gerentes da caixa econômica federal o que me diz a respeito desta situação .espero resposta .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *