FIES Caixa – Financiamento Estudantil da Caixa

O FIES permite que estudantes carentes possam cursar faculdades particulares. A Caixa oferece um simulador para mostrar como será a evolução da dívida.

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – é um programa mantido pelo Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação de estudantes sem condições financeiras, em bacharelados, licenciaturas e cursos de graduação tecnológica oferecidos por faculdades e universidades particulares. Ele é operado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Caixa Econômica Federal é o agente bancário responsável por oferecer o serviço. Em seu site, a Caixa oferece um simulador, para que o aluno possa verificar os valores a serem pagos após a formatura.

caixa fies

O simulador Caixa do FIES tem caráter apenas informativo. As condições finais do financiamento devem ser obtidas na agência em que o serviço será contratado. Mas, em linhas gerais, o site fornece informações bastante próximas à realidade final. O FIES pode ser solicitado em qualquer momento do ano letivo e os juros anuais estão fixados em 3,4%, para cursos iniciados a partir do primeiro semestre de 2010.

Simulador Caixa FIES

No simulador da Caixa (www.caixa.gov.br/voce/Fies/simulador.asp), o interessado deve informar o ano de início do financiamento, a quantidade de semestres do curso (e também a quantidade de semestres já cursados), o percentual de financiamento desejado (entre 50% e 100% da mensalidade), a taxa de juros ao ano (9% para contratos firmados até 2005; 3,5% para contratos firmados entre 2006 e 2009 para cursos de licenciatura, pedagogia e graduação tecnológica; para os demais, a taxa é de 6,5%; e 3,4% para contratos firmados a partir de 2010), o valor da mensalidade (com todos os descontos oferecidos pela faculdade, inclusive abatimentos por pontualidade) e o melhor dia para o pagamento.

Feita a simulação, é preciso se inscrever no SisFIESwww.sitedofies.net. São duas etapas, na primeira, é preciso informar o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e senha. O sistema envia mensagem ao estudante, para validar a inscrição e solicitar dados pessoais, da instituição universitária, do financiamento solicitado e da agência bancária preferencial (Banco do Brasil ou Caixa).

fies caixa

O aluno deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPA), que deve ratificar as informações prestadas no site. Em dez dias, é preciso comparecer à agência para confirmar as informações e definir as regras reais do financiamento, a partir dos dados obtidos no simulador da Caixa.

O portal do SisFIES também oferece um simulador do FIES. Vale lembrar que os pagamentos do financiamento começam 18 meses após a conclusão do curso, somados a um período de carência de 12 meses, além de um prazo equivalente a três vezes o tempo em que o estudante permaneceu na condição de financiado. Durante o período de financiamento, é preciso amortizar o valor dos juros devidos: a cada três meses, é preciso pagar um máximo de R$ 50,00, para manter o FIES.


4 Comentários sobre “FIES Caixa – Financiamento Estudantil da Caixa”. Participe também!
  1. Rubens Marques das Neves

    Boa noite!

    Sou graduado em Enfermagem, fiz o Fies em 2007, conclui o curso em 2011 e comecei a Pagar as parcelas em 2013, tenho a intenção de fazer outro curso e gostaria de saber se posso fazer outro financiamento, ou quitar esse existente para assim fazer outro.

    Desde já agradeço a atenção e aguardo resposta.

    Atenciosamente,

    Rubens Marques
    Desterro – PB

  2. URSULA SIGLINDE VOM HEDE

    Boa tarde.

    Preciso saber se o FIES contempla estudantes de cursos superiores da UNOPAR. ( Curso online com uma aula presencial semanalmente ).

    Aguardo resposta.

  3. Gilderlânio Nogueira

    Olá,
    Boa tarde!
    estou com muita dúvida sobre o financiamento estudantil (fies),
    fiz o contrato com uma agência aqui de Aracaju – SE “caixa econômica da justiça federal de Sergipe” pois a mesma disse-se a não participar desse sistema mais, como tinha esta opção de escolha no contrato para o financiamento (fies), escolhi
    lá já que fica perto de onde moro, fui lá falei com a gerente e a mesma disse que eu poderia me encaminhar para qualquer outra agência da cidade, pois a mesma iria me receber sem problema algum, e assim fazendo todo o processo normalmente mesmo que eu tenha escolhido a agência da justiça federal de Sergipe, pois não obtive essa resposta dos mesmo gerentes que me receberam em outra duas agência da Caixa, afirmando eles que, como escolhi aquela agência para o contrato só a mesma obteria as informações necessárias para a confirmação deste contrato.

    Gostaria de uma posição do mesmo, já que a validade do contrato é hoje.

    Att/ Gilderlânio Nogueira

  4. adriano gomes

    Bom dia,meu nome esta no serasa mesmo assim eu consigo solicitar o FIES?

Faça um Comentário

Current month ye@r day *