FIES Caixa – Financiamento Estudantil da Caixa

O FIES permite que estudantes carentes possam cursar faculdades particulares. A Caixa oferece um simulador para mostrar como será a evolução da dívida.

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – é um programa mantido pelo Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação de estudantes sem condições financeiras, em bacharelados, licenciaturas e cursos de graduação tecnológica oferecidos por faculdades e universidades particulares. Ele é operado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Caixa Econômica Federal é o agente bancário responsável por oferecer o serviço. Em seu site, a Caixa oferece um simulador, para que o aluno possa verificar os valores a serem pagos após a formatura.

caixa fies

O simulador Caixa do FIES tem caráter apenas informativo. As condições finais do financiamento devem ser obtidas na agência em que o serviço será contratado. Mas, em linhas gerais, o site fornece informações bastante próximas à realidade final. O FIES pode ser solicitado em qualquer momento do ano letivo e os juros anuais estão fixados em 3,4%, para cursos iniciados a partir do primeiro semestre de 2010.

Simulador Caixa FIES

No simulador da Caixa (www.caixa.gov.br/voce/Fies/simulador.asp), o interessado deve informar o ano de início do financiamento, a quantidade de semestres do curso (e também a quantidade de semestres já cursados), o percentual de financiamento desejado (entre 50% e 100% da mensalidade), a taxa de juros ao ano (9% para contratos firmados até 2005; 3,5% para contratos firmados entre 2006 e 2009 para cursos de licenciatura, pedagogia e graduação tecnológica; para os demais, a taxa é de 6,5%; e 3,4% para contratos firmados a partir de 2010), o valor da mensalidade (com todos os descontos oferecidos pela faculdade, inclusive abatimentos por pontualidade) e o melhor dia para o pagamento.

Feita a simulação, é preciso se inscrever no SisFIESwww.sitedofies.net. São duas etapas, na primeira, é preciso informar o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e senha. O sistema envia mensagem ao estudante, para validar a inscrição e solicitar dados pessoais, da instituição universitária, do financiamento solicitado e da agência bancária preferencial (Banco do Brasil ou Caixa).

fies caixa

O aluno deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPA), que deve ratificar as informações prestadas no site. Em dez dias, é preciso comparecer à agência para confirmar as informações e definir as regras reais do financiamento, a partir dos dados obtidos no simulador da Caixa.

O portal do SisFIES também oferece um simulador do FIES. Vale lembrar que os pagamentos do financiamento começam 18 meses após a conclusão do curso, somados a um período de carência de 12 meses, além de um prazo equivalente a três vezes o tempo em que o estudante permaneceu na condição de financiado. Durante o período de financiamento, é preciso amortizar o valor dos juros devidos: a cada três meses, é preciso pagar um máximo de R$ 50,00, para manter o FIES.


Um Comentário sobre “FIES Caixa – Financiamento Estudantil da Caixa”. Participe também!
  1. Rubens Marques das Neves

    Boa noite!

    Sou graduado em Enfermagem, fiz o Fies em 2007, conclui o curso em 2011 e comecei a Pagar as parcelas em 2013, tenho a intenção de fazer outro curso e gostaria de saber se posso fazer outro financiamento, ou quitar esse existente para assim fazer outro.

    Desde já agradeço a atenção e aguardo resposta.

    Atenciosamente,

    Rubens Marques
    Desterro – PB

Faça um Comentário